postado em 04/06/2009 10:37
A professora pernambucana Luciana Pinheiro Lins de Lima, de 34 anos, residente no bairro de Candeias, Jaboatão dos Guararapes, foi presa pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional dos Guararapes tentando embarcar com 7,3kg de cocaína. Ontem, por volta das 19h, ela foi detida por policiais do Núcleo de Fiscalização ao Tráfego Internacional (NFTI) durante uma fiscalização de rotina, tentando embarcar para a Alemanha. Além da droga também foram apreendidos com Luciana, passagens aéreas, celular, cartões de embarque e %u20AC 1.100 em espécie.
A passageira passou a ser considerada suspeita depois que o aparelho de raio x detectou uma imagem suspeita na bagagem que ela levava. Durante os procedimentos de imigração, ela foi convidada para abrir a mala. Na vistoria foi encontrada uma escultura que foi submetida ao aparelho espectômetro. O resultado do teste indicou que o objetivo continha cocaína, suspeita confirmada em seguida pelo exame de narcoteste.
A partir de então, a suspeita recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzida para a Superintendência da Polícia Federal, onde, após retirado todo o invólucro que acondicionava a droga, os policiais contabilizaram um peso bruto de aproximadamente 7.3Kg de cocaína em alto teor de pureza.
De acordo com a PF, no interrogatório pouco esclarecedor, Luciana disse que iria passar um mês na Alemanha na casa de uma amiga e que os %u20AC 1.100 encontrados em seu poder foram obtidos de uma amiga que mora em Candeias. Ela contou ainda que a imagem lhe foi entregue por uma mulher com quem não tem intimidade e que residente em Timbaúba, para que fosse levada para a Hamburgo,na Alemanha.
Segundo a polícia, a droga é oriunda da Colômbia e está avaliada em aproximadamente U$ 580 mil. Luciana foi autuada por tráfico de entorpecentes em conexão com o exterior (artigos 33 e 40 da Lei 11.343/06) e se for condenada poderá pegar penas que somadas ultrapassam os 20 (vinte anos) de reclusão, caso sejam consideradas as circunstâncias agravantes. Ela foi recambiada para a Colônia Penal Feminina onde ficará á disposição da Justiça.
Esta é a 5ª apreensão de drogas feita pela PF no Aeroporto Internacional dos Guararapes no ano de 2009. Até agora 05 pessoas foram presas: 03 estrangeiros (02 espanhóis e 01 islandês) e dois brasileiros e a quantidade de cocaína apreendida no Aeroporto dos Guararapes até a presente data é de 20Kg. O ano passado a PF prendeu 10 pessoas sendo quatro brasileiros, dois africanos, uma inglesa, um argentino, uma dominicana e um Romeno, totalizando um peso bruto de 29,10 Kg de cocaína apreendidas.