postado em 04/06/2009 19:32
A empresa de telefonia Oi não poderá fazer novas habilitações de telefones fixos e móveis no estado de Goiás nos próximos dez dias. A decisão é do Procon de Goiás. Caso a operadora não cumpra a determinação, pagará multa de R$ 5 mil por cada linha habilitada.
De acordo com o Procon, foi constatado que existe uma imensa quantidade de reclamações referentes à empresa e, mesmo já tendo sido autuada, a operadora continua desrespeitando a legislação de defesa do consumidor e causando prejuízos a seus clientes
A decisão, assinada pela superintendente do Procon-GO, Letícia Franco de Araújo, diz que foi realizada uma reunião no dia 14 de maio com a presença de representantes da empresa, do Procon e do Ministério Público Estadual. Na ocasião, a operadora foi notificada para reduzir pela metade o número de reclamações, mas, segundo o órgão de defesa do consumidor, não houve nenhuma ação efetiva para resolver as reclamações.
;O fornecedor não tem a menor condição de atuar no mercado, pois não consegue cumprir a função a que se destina. Assim, este órgão estadual de defesa do consumidor não pode cerrar os olhos para essa situação e busca com essa medida prevenir que um universo significativo de consumidores goianos enfrente maiores prejuízos;, afirma a superintendente na decisão.
Segundo o Procon, os maiores problemas relatados pelos clientes da Oi são relativos a cobranças indevidas, dúvidas sobre cobranças e valores, contratos e serviços inadequados ou não fornecidos. Também o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da operadora é ineficiente para resolver as demandas dos consumidores, diz o Procon. ;Percebe-se que o SAC é extremamente eficiente no momento da contratação dos serviços, porém deficitário quando o assunto é o cancelamento ou o reparo de serviços;.
A Oi informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que está analisando a notificação recebida e que irá tomar as medidas necessárias para assegurar o acesso da população aos serviços, bem como sua continuidade.