postado em 07/06/2009 09:07
O governo do Pará e o Banco da Amazônia vão liberar R$ 55 milhões para cerca de 40 mil famílias de 46 municípios que foram atingidos pelas enchentes que castigaram o estado neste primeiro semestre de 2009. Serão beneficiados com o crédito, segundo o governo, agricultores familiares, micro e pequenos empresários e outros moradores que tiveram prejuízos provocados pelas fortes chuvas. O Banco da Amazônia irá conceder o crédito à população local com verbas do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO); Orçamento Geral da União (OGU) e recursos próprios.A instituição também irá conceder aos mutuários de crédito rural a possibilidade de prorrogação de dívidas já contraídas. Ainda como parte do conjunto de ações de socorro às vítimas, o banco realizará o projeto Quinta Cultural nas cidades de Belém, Santarém, Altamira e Marabá, para arrecadar alimentos não perecíveis, que serão doados às vítimas das enchentes. Os interessados em obter crédito devem procurar as agências do Banco da Amazônia em Belém, Marabá, Santarém ou Altamira para ter maiores informações.
Alerta
A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) enviou alerta de chuva forte aos estados do Pará, Roraima, Amapá, Amazonas, Maranhão, Piauí e Ceará. Segundo o comunicado do órgão, áreas de instabilidade tropicais mantêm as condições de pancadas de chuva nesses locais.
Em alguns momentos, as fortes chuvas podem vir acompanhadas de descargas elétricas, principalmente no centro-sul de Roraima e no litoral norte do Ceará. Por isso, a população que reside nessas áreas, consideradas de risco, deve evitar lugares que têm pouca ou nenhuma proteção contra raios.
Além de divulgados na página do Ministério da Integração na internet, os alertas são enviados às defesas civis dos estados, que devem avisar a população e tomar medidas preventivas em conjunto com os governos estaduais e municipais. De acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, as fortes chuvas podem causar alagamentos e enchentes nas áreas ribeirinhas e deslizamento de encostas e morros.
A última nota da secretaria sobre os estragos causados pelas chuvas nas regiões Norte e Nordeste do país informa que 522 municípios foram atingidos em 12 estados. As tempestades também foram responsáveis pela morte de 63 pessoas em nove estados, sendo 18 no Ceará e 12 no Maranhão.