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Avião enviou 24 mensagens de anomalias no sistema antes de cair

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postado em 07/06/2009 09:09
O Escritório de Investigações e Análises (BEA, sigla em francês), encarregado da investigação técnica francesa, confirmou ontem que o voo AF-447, que transportava 228 pessoas, teve sérios problemas técnicos, relacionados principalmente com a medição de velocidade. A afirmação foi feita pelo diretor do órgão, Paul-Louis Arslanian, durante entrevista coletiva em Paris. Sem o início das análises dos destroços da aeronave ou da caixa-preta, a investigação se concentra nas mensagens eletrônicas enviadas automaticamente pelo avião.

Segundo Arslanian, a construtora europeia Airbus tem ;programas de substituição e de modernização dos detectores de velocidade; dos modelos A330, pois problemas já foram registrados no passado em outros aparelhos deste modelo. ;Constatamos no A330 diversas panes desse tipo (envolvendo os detectores de velocidade);, destacou, ressaltando que a Airbus se limitava até agora a orientar os pilotos sobre as providências a serem tomadas nesses casos, ressaltou. ;Isso não significa necessariamente que, se a substituição não for feita, o avião será perigoso nem que, se houver a substituição, ele não representará mais nenhum perigo;, frisou Arslanian.

Pedindo cautela nas conclusões, o diretor afirmou que os incidentes constatados durante o voo AF-447 ;não provocaram uma perda de altitude do avião;, que ;foi recuperada; a cada vez. Na sexta-feira, o BEA revelou que, segundo os primeiros elementos da investigação, o A330 da Air France foi afetado por uma ;incoerência; entre as velocidades medidas pelo aparelho. A Airbus tinha publicado um aviso a seus clientes nesse sentido. Entretanto, a ligação entre esses problemas de medição de velocidade e a catástrofe não foi estabelecida, e o mistério continua pairando sobre as circunstâncias do acidente.

Sistema
Os investigadores sabem que o avião enviou 24 mensagens técnicas indicando anomalias, panes ou paradas do sistema antes de cair no Oceano Atlântico. Os comunicados eletrônicos foram enviados pelo avião entre as 23h10 e as 23h24 (hora de Brasília) de domingo. Segundo Arslanian, várias falhas nos sistemas, entre os quais o de pilotagem automática, foram assinaladas.

Os aviões enviam mensagens de pane mesmo quando o sistema é parado ;deliberadamente; pelos pilotos, ressaltou. Além disso, Alain Ratier, diretor-geral adjunto dos serviços meteorológicos franceses, destacou que ;nada indica; que o voo AF-447 tenha encontrado em seu trajeto ;uma tempestade de intensidade excepcional; para um mês de junho.

Com relação à possibilidade de o desastre ter sido provocado por um atentado terrorista, o diretor da BEA disse que não descarta a possibilidade, mas que a hipótese não é coerente com os dados encontrados até o momento. Arslanian também negou a possibilidade de concluir que os lemes da aeronave tenham apresentado problemas apenas com base nas mensagens automáticas disparadas pelo sistema de computadores, como chegou a ser cogitado por alguns especialistas.

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