postado em 12/06/2009 08:00
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) acaba de pousar na Base Aérea de Recife, trazendo a bordo os corpos das 16 primeiras vítimas do voo 447 da Air France a passarem pelo processo de pré-identificação realizado, ainda em Fernando de Noronha, por peritos da Polícia Civil de Pernambuco e da Polícia Federal.
Embora estivesse previsto para deixar o arquipélago até o meio da tarde de hoje (10), a aeronave, um Hércules C-130, só decolou de Fernando de Noronha por volta das 21h10. Segundo o diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), brigadeiro Ramon Borges Cardoso, o trabalho dos especialistas demorou mais do que o inicialmente previsto. Além disso, as condições meteorológicas atrapalharam a operação.
Em Recife, os corpos serão transportados diretamente da Base Aérea para o Instituto Médico Legal (IML), onde a Secretaria de Defesa Social do estado montou uma força-tarefa para concluir no menor espaço de tempo a identificação das vítimas.
Além de contar com 329 papiloscopistas, 105 médico legistas e 167 peritos, o instituto recebeu o reforço de especialistas de Alagoas, do Ceará, da Paraíba e da Polícia Federal. Um perito francês também irá acompanhar os trabalhos, para evitar que todos os procedimentos tenham que ser refeitos no âmbito do inquérito aberto na França. Outros peritos franceses estão chegando ao Brasil para colaborar com a investigação sobre as causas do acidente.