postado em 16/06/2009 10:07
Entram hoje em vigor as novas regras para propaganda de medicamentos no Brasil, quase quatro anos depois de o governo iniciar os debates sobre a nova regulamentação. A participação de celebridades está banida das publicidades de drogas vendidas sem receita, as únicas que podem ser anunciadas para o público leigo. Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou novas frases de advertência após os comerciais - sobre o risco de a vitamina C fazer mal aos rins, por exemplo.
Os remédios que só podem ser promovidos para médicos só podem trazer o logotipo do fabricante, medida considerada excessivamente permissiva por especialistas. Houve vetos aos brindes com nomes dos medicamentos. Entidades que acompanharam a discussão protestaram ontem contra a nova regulamentação, apontando que ela não coíbe a manipulação do profissional pela indústria farmacêutica. ;A essência da nova resolução não difere da anterior, principalmente no que diz respeito ao assédio sobre os médicos;, alertou José Ruben de Alcântara Bonfim, presidente da Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos (Sobravime).
A Sobravime defendeu banir propagandas para leigos e anuência prévia dos anúncios para profissionais, para análise da veracidade de estudos científicos apresentados pela indústria. A Anvisa não se manifestou ontem. Em nota, a agência destacou ter determinado que os estudos apresentados aos médicos devem ter dados corretos. Ainda segundo a agência, durante as discussões, 250 fontes diferentes se manifestaram e houve ainda audiências públicas no Congresso Nacional.