postado em 17/06/2009 08:35
Após três dias de buscas infrutíferas, os navios militares que participam das buscas às vítimas do voo 447 da Air France resgataram mais um corpo, elevando para 50 o total de vítimas resgatadas desde o primeiro dia do mês. Continuam desaparecidos 178 corpos.
Segundo a Aeronáutica e a Marinha, o quinquagésimo corpo foi resgatado pela corveta brasileira Caboclo por volta das 11h30 desta terça-feira (16/6). Além disso, a fragata brasileira Bosísio chegou logo cedo às proximidades de Fernando de Noronha, transportando os seis corpos resgatados na última sexta-feira (12) por um navio francês.
Do navio, os corpos foram trasladados até o arquipélago a bordo de um helicóptero H-34 Super Puma, que pousou em Fernando de Noronha por volta de 8h15. Na ilha, estes corpos serão submetidos a um processo de prévia identificação a cargo de peritos da Polícia Civil de Pernambuco e da Polícia Federal (PF). Após serem liberados, eles seguirão para Recife, onde especialistas do Instituto Médico Legal (IML) de Pernambuco e da PF irão concluir os trabalhos de reconhecimento.
Logo após deixar os corpos, a fragata Bosísio seguiu viagem para Natal, onde passará por uma manutenção de rotina, agendada previamente. A expectativa é de que a embarcação volte a se incorporar às buscas tão logo o trabalho seja concluído.
Atualmente, dez aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) tentam avistar em meio ao Oceano Atlântico os corpos das vítimas e os destroços do Airbus A 330 da Air France. Outras duas aeronaves francesas também estão empenhadas nas buscas. Já a Marinha brasileira mantém seis navios na área de buscas, concentradas a cerca de 950 quilômetros de Fernando de Noronha.
Nos próximos dias, a frota marítima será reforçada pela chegada do navio desembarque Doca Rio de Janeiro. Antes de se reunir aos outros seis navios brasileiros, a Doca Rio de Janeiro irá parar a cerca de 48 quilômetros ao norte de Fortaleza, onde receberá dois helicópteros: um Super Puma e um Esquilo.
Somadas as horas de voo de todos os aviões militares, as aeronaves já superaram mil horas no ar. Somente hoje, a área de buscas ultrapassou mais de 19 mil quilômetros quadrados.
O Airbus A 330 da Air France caiu no mar no último dia 31, quando viajava do Rio de Janeiro para Paris, na França. A bordo do avião, atingido, ao que tudo indica, por uma forte tempestade estavam 228 pessoas de 32 nacionalidades. A causa do acidente ainda é ignorada e será alvo de investigação conduzida por autoridades aéreas francesas.