postado em 19/06/2009 15:34
Combater a corrupção é uma das preocupações atuais da sociedade. Para isso, o cientista político Fernando Filgueiras defende o resgate dos valores e da educação cívica. Segundo ele, o Brasil está caminhando para isso, mas as ações ainda são tímidas.
%u201CO Brasil tem um experimentalismo muito grande na sociedade civil. As formas de controle de corrupção, como as ONGs têm mostrado alguns resultados. O gargalo é que nem sempre isso se transforma em políticas públicas", afirmouFilgueiras.
O debate ocorreu durante o seminário Os Desafios do Combate à Corrupção no Brasil, promovido pela Controladoria Geral da União (CGU) e a Universidade de Brasília (UnB).
O secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas (SPCI) da CGU, Marcelo Ribeiro, que também participou do debate, ressaltou que a corrupção é um problema de cunho mundial e não apenas do Brasil. %u201CExiste uma preocupação com a corrupção no mundo inteiro%u201D.
Questões como a ética no serviço público, a investigação da corrupção e as convenções internacionais sobre o tema também foram expostas.
Para Filgueiras, trazer o debate para a universidade também pode ser considerada uma iniciativa de combate à corrupção %u201CCriar essa proximidade maior entre o processo de observação abaliza o debate permanente%u201D.