Brasil

Jornalistas e estudantes protestam no Rio contra decisão do STF

postado em 22/06/2009 19:13
Profissionais e estudantes de jornalismo caminharam pelas ruas do centro do Rio de Janeiro na manhã de hoje (22/6) para protestar contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que acabou com a obrigatoriedade do diploma para exercício da atividade. Vestidos de preto, carregando diplomas e faixas, representantes da categoria partiram da sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), passaram pela Câmara dos Vereadores, na Cinelândia, e encerraram o ato em frente ao Palácio Tiradentes, sede da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

De acordo com o diretor do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, Alberto Jacob Filho, a decisão do Supremo pode comprometer a credibilidade de informações divulgadas à população, principalmente numa época em que as ferramentas de comunicação, como a internet, permitem a proliferação de emissores de notícias.

;É um absurdo, um retrocesso. Agora qualquer um pode criar um blog, um site, se dizendo jornalista, e escrever o que quiser. A qualidade dessa informação pode trazer inúmeros prejuízos para a sociedade porque ela não tem nenhuma qualificação, mas mexe com a vida de muita gente, com o funcionamento de supermercados, com a saúde das pessoass entre outros. É necessário haver um mínimo controle ético;, defendeu.

Jacob Filho disse que desde a decisão do STF, na semana passada, o número de pessoas que procuram diariamente o sindicato para obter a carteira de identificação de jornalista aumentou de dois para 30. A concessão do documento, no entanto, foi suspensa, segundo o diretor do sindicato, para ;evitar que pessoas de má-fé se utilizem dessa brecha para se passar por jornalistas;. Ele informou que todos os casos estão sendo encaminhados para a Federação Nacional de Jornalismo (Fenaj), em Brasília.

A estudante do oitavo período de jornalismo Isabela Guedes disse estar decepcionada num momento que deveria ser de comemoração.

;Termino a minha faculdade com a sensação de que joguei quatro anos no lixo. Agora meu diploma não vai ter utilidade maior do que isto;, disse ela, segurando um rolo de papel higiênico.

Lívia Lamblet, também estudante de jornalismo, reclamou da decisão do STF e disse temer pela entrada no mercado de trabalho.

;Na maioria das empresas de comunicação a gente vê muita gente conseguir uma vaga porque tem quem indique, independente de sua capacidade profissional. Agora, então, que nem o diploma vai ser exigido, esses casos vão aumentar;, disse.
<-- .replace('

','').replace('

','') -->

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação