postado em 23/06/2009 18:48
O papel da TV p;blica no Brasil será debatido em audiência pública no dia 9 de julho, em Brasília. O debate, promovido pelo Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), gestora da TV Brasil, será aberto a todos os interessados que se inscrevam previamente no endereço eletrônico www.ebc.com.br/conselho-curador.;Escolhemos esse tema pois achamos que é o que mais se aproxima dos anseios de esclarecimento do público interessado;, explicou o presidente do Conselho Curador, o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, após reunião preparatória da audiência pública, nesta terça-feira (23/6). ;A TV passou por várias experiências, algumas difíceis, como debates entre gente que saiu e gente que ficou. Acho que agora é o momento de podermos fazer uma avaliação e uma exposição ao público mais adequada daquilo que aconteceu.;
Segundo Belluzzo, a ideia é realizar debates semelhantes a cada seis meses, em diferentes cidades do país, para discutir temas relacionados à comunicação pública, uma vez que o Conselho Curador tem o papel de ;correio de transmissão; entre o público e a direção executiva da EBC. ;Essas audiências vão ser muito importantes para a definição dos rumos e das estratégias da TV pública e da Empresa Brasil de Comunicação;, afirmou, ressaltando que os demais veículos da EBC (agência de notícias, rádios e rádio-agência) entrarão em pauta em próximos encontros.
Na reunião de hoje, o Conselho Curador definiu que essa primeira audiência ocorrerá na Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), em Brasília, e deve durar quatro horas ; das 14h às 18h. Está prevista uma exposição inicial da presidente da EBC, Tereza Cruvinel, sobre o que foi realizado até agora e os projetos futuros. Depois, haverá duas horas para manifestações dos participantes e um período final para esclarecimentos. A sessão será transmitida pela TV NBr e pela Internet, com possibilidade de envio de mensagens e sugestões via Internet.
Também na reunião desta terça-feira, tomaram posse três novos integrantes do conselho: o advogado João Jorge Santos Rodrigues, presidente do Olodum; o historiador Daniel Aarão reis Filho; e o jornalista Paulo Ramos Darengovski. Eles substituem, respectivamente, Alex Pererira Barbosa (MV Bill), Wanderley Guilherme dos Santos e Luiz Edson Fachin, que pediram afastamento por motivos pessoais.