postado em 27/06/2009 16:05
A Marinha do Brasil realizará na segunda-feira (29/6) uma homenagem no mar em memória às vítimas do acidente com o voo AF 447 da Air France, que caiu no oceano Atlântico no dia 31 de maio, com 228 pessoas a bordo.
Em nota, a Marinha informou que a cerimônia será feita a bordo da fragata Bosísio com a participação de outros navios da Força, que foram empregados nas buscas realizadas. A cerimônia constará de um ato ecumênico, com lançamento de flores ao mar.
A Marinha também informou que as famílias dos parentes das vítimas estão sendo convidadas a participar da cerimônia. Porém os custos da viagem até Recife deverão ser assumidas pelas próprias famílias, pois a Marinha não tem condições de arcar com essas despesas.
As buscas por corpos e destroços terminou oficialmente nesta sexta-feira (26), após a Força Aérea Brasileira e a Marinha alegarem a 'impraticabilidade de se avistarem sobreviventes ou corpos, objetivo primordial da operação, já decorridos 26 dias do acidente' para justificar o fim das operações.
Além dos 51 corpos resgatados, foram recuperadas mais de 600 partes e componentes estruturais da aeronave, além de bagagens dos ocupantes do avião.
'É a impossibilidade de se encontrar corpos ou destroços na área de busca que levou à suspensão das operações', afirmou o tenente-coronel Henry Munhoz, porta-voz da Aeronáutica. 'Desde que a nossa operação começou, nós trabalhamos no objetivo de localizar os 228 ocupantes', disse.
Desde o dia 17 de junho, nenhum corpo foi localizado, sendo que entre os dias 12 e 15 deste mês, apenas dois corpos de ocupantes do avião foram resgatados pela FAB e Marinha.