postado em 03/07/2009 17:25
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta sexta-feira (3/7) que os exames laboratoriais para confirmar o vírus da gripe A (H1N1), a partir de agora, só serão feitos em casos graves ou no caso de surtos localizados -- como escolas, empresas ou, segundo o novo protocolo adotado hoje pelo governo, até mesmo em pequenas comunidades.
O ministério da Saúde divulgou, ainda, novas recomendações, e pede que a população que apresente os primeiros sintomas da gripe procure o serviço de saúde mais próximo e não os hospitais de referência, preparados para tratar especificamente o vírus. Segundo o ministro, se os sintomas forem leves, os médico fará as recomendações -- como isolamento domiliciar -- e também prescreverá os medicamentos indicados.
Apenas nos casos graves da doença ou em pessoas do grupo de risco para complicações por influenza A, como idosos e crianças, haverá encaminhamento para o hospital de referência. A medida tem como objetivo evitar uma sobrecarga nos laboratórios e nos hospitais de referência.
Temporão reforçou, também, que está mantida a recomendação para que o antiviral Tamiflu seja administrado apenas aos pacientes que apresentarem agravamento do estado de saúde nas 48h após apresentarem os primeiros sintomas. O objetivo é evitar que o vírus crie resistência. O ministério da Saúde confirmou hoje 19 novos casos da gripe A. Com isso já são 756 infectados pela doença no país.