Jornal Correio Braziliense

Brasil

Operação Bracelete fecha garimpo ilegal no Rio Paraíba do Sul

Um garimpo ilegal que operava no Rio Paraíba do Sul, no município de Carmo, na divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais, foi fechado hoje (6/7) pelos fiscais do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro.

A Fazenda Estrela Dalva era utilizada como base para os garimpeiros que trabalhavam para a Mineradora Melo, que funcionava sem licença ambiental. As bombas de sucção, instaladas em quatro balsas grandes, retiravam o cascalho do leito do rio em busca de ouro. Mais duas balsas eram utilizadas como dormitórios para os 11 trabalhadores.

O perito do Instituto Carlos Éboli, Fernando Aires, identificou a presença de mercúrio nos equipamentos usados pelos garimpeiros. O uso do metal é proibido devido aos danos irreversíveis que causam à saúde das pessoas e ao meio ambiente.

O proprietário das balsas, Jorge Bolívar Melo, foi autuado em flagrante e encaminhado à delegacia do município, em companhia dos garimpeiros. O Ministério do Meio Ambiente informou, por meio da assessoria de imprensa, que o órgão vai entrar com um pedido judicial para a desapropriação das balsas apreendidas, de maneira que elas possam ser utilizadas em ações ambientais.

Um inquérito foi aberto pelo Ibama. Os infratores estão sujeitos à pena de detenção de até um ano, além de multa no valor de até R$ 50 milhões.

Chamada de Operação Bracelete, a ação reuniu uma equipe de mais de 30 agentes do Grupamento Aeromarítimo (GAM), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Batalhão Florestal, Batalhão de Operação Especiais (Bope), Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca) e Instituto Estadual do Ambiente (Inea).