postado em 08/07/2009 18:06
O novo comandante da Polícia Militar do Rio, coronel Mario Sergio Duarte, prometeu hoje (8/7) trocar 70% dos comandantes de todos os batalhões, dando prioridade a oficiais mais novos. Outra medida, segundo ele, é colocar cerca de mil homens que hoje fazem serviços burocráticos internos, no patrulhamento diário das ruas.O coronel Mario Sergio Duarte disse, durante sua primeira entrevista coletiva à imprensa, que essas mudanças vão ocorrer até a próxima semana e que o objetivo é mudar a qualidade do serviço prestado à população.
;Temos que devolver à PM o seu papel de polícia visível. Nós vamos transformar estruturas, que são hoje muito mais de poder, em estruturas de serviço púbico. Serviços burocráticos muito extensos, que trabalham muito mais em função de sua autogestão, receberão uma otimização;, explicou o comandante.
Ele destacou que não haverá trégua na guerra contra as milícias nem ao tráfico de drogas, dizendo que a luta contra os milicianos deve ser desempenhada prioritariamente pela Polícia Civil, deixando para a PM o combate frontal aos traficantes.
Mario Sergio também anunciou que a Corregedoria da PM será fortalecida, passando a investigar os crimes cometidos pelos PMs, que antes eram analisados dentro do próprio batalhão do soldado, o que não garantia, segundo ele, isenção total no caso.
O novo comandante tem 50 anos de idade e já foi responsável pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope). Atualmente respondia pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), que levanta e analisa os dados da criminalidade no estado.