Brasil

Serviço de mototáxi é regulamentado pelo Senado

postado em 09/07/2009 08:35
Uma guerra de bastidores que tomou conta de Brasília, com prefeitos e mototaxistas duelando nos corredores do Congresso, teve novo round ontem. O Senado aprovou projeto que legaliza a situação da categoria, alterando a proposta da Câmara que regularizava apenas os motoboys para permitir o transporte remunerado nas garupas. A decisão, no entanto, não encerra a briga. Derrotados na disputa, prefeitos de grandes cidades, contrários ao texto, tentarão convencer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a vetá-lo. Esbarram, porém, na pressão de milhares de motociclistas que já atuam no ramo e se organizaram o suficiente para conseguir a regulamentação do serviço em 3.500 cidades brasileiras. Mais de meio milhão de mototaxistas carregam pessoas na garupa Brasil afora, por tarifas que variam entre R$ 2 e R$ 4. São 10 milhões de passageiros por dia. Como ainda não há regulamentação, o trabalho é informal. O serviço atrai, principalmente, clientes de baixa renda, que não têm condições de pagar um taxi convencional e veem nas motocicletas uma forma de escapar do precário transporte público. O lobby dos prefeitos pode, aparentemente, ter mais peso político. Mas como o tema interfere diretamente na rotina de 13 capitais, milhares de municípios e milhões de eleitores, o Senado evitou bater de frente com a legalização. ;Tenho certeza de que os mototaxistas vão dar muito orgulho aos brasileiros;, disse o relator da proposta, senador Expedito Júnior (PR-RO). Motivados por forte pressão dos taxistas e dos donos de empresas de ônibus, que temem uma queda nas receitas com a legalização do serviço de mototáxi, os prefeitos de grandes cidades tentarão convencer o presidente Lula com números. A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) vai basear o argumento em dados do Ministério da Saúde, segundo os quais 70% dos acidentes de trânsito com motos no país terminam em morte. ;Funciona em cidades pequenas, mas é uma ilusão achar que vamos resolver os problemas do transporte de massa nos grandes centros com motos;, disse o presidente da FNP, João Coser (PT), prefeito de Vitória. Cem viagens Os representantes dos mototaxistas contestam e dizem que é preciso separar mototaxistas e motoboys. ;O motoboy corre muito porque trabalha com tempo. O índice de acidentes com mototáxi é baixíssimo;, afirmou Luiz Carlos Galvão, presidente do Sindicato dos Motociclistas Autônomos do Distrito Federal (Sindimototaxi). Quem mora em Brasília já se acostumou com os motoboys. Mas o que muita gente não sabe é que, embora ilegal na cidade, o mototáxi ganha força a cada dia. Basta uma olhada rápida na lista telefônica para encontrar o serviço em Santa Maria, Gama, Sobradinho, São Sebastião e em outras cidades. O Distrito Federal já tem mais de 1.200 motociclistas no ramo, que atuam informalmente. ;Tenho 12 motoqueiros comigo, que fazem mais de cem viagens por dia;, afirma Sebastião Damasceno Rosa, proprietário de um ponto em Sobradinho II. Valdemir Pereira, mototaxista desde 2002, chega a tirar R$ 1.100 mensais. ;Tem dia que começo às 6h e só volto para casa no fim da noite;, afirma. <--
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