Jornal Correio Braziliense

Brasil

Primos de menina que morreu de gripe suína em Osasco estão contaminados

Três primos da menina que morreu no dia 30 de junho, num hospital particular de Osasco (SP), com o vírus Influenza H1N1, também foram contaminados pela gripe suína. A informação foi confirmada hoje (14/7) pela prefeitura da cidade.

[SAIBAMAIS]Segundo a prefeitura, ainda não foi possível determinar como a menina contraiu o vírus da nova gripe. Além dos primos, o pai, a mãe e o irmão também foram contaminados. A mãe e o irmão passam bem e já estão em casa, mas o pai continua internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

Na semana passada, a Secretaria do Estado de São Paulo informou que a menina apresentou sintomas como febre, vômito e dor abdominal no dia 28 de junho. No dia 29, ela teve febre de 39 graus, tosse e dores no corpo.

No dia seguinte, foi levada pelos pais ao hospital, onde chegou com sinais de choque séptico, problema caracterizado pela redução da circulação sanguínea, provocada por infecção bacteriana.

A menina, de 9 anos de idade, foi, então, internada da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, onde teve uma parada cardiorrespiratória e morreu. O diagnóstico do vírus só foi confirmado depois da morte dela, quando pessoas da família começaram a apresentar os sintomas da gripe.

Até ontem (13/7), um boletim no site da Secretaria de Saúde informava o registro de 457 casos de gripe suína no estado. Desse total, cinco pacientes continuavam internados. Procurada pela Agência Brasil, a secretaria afirmou que não poderia dar mais informações sobre os casos de gripe, seguindo determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS).