Brasil

Chuvas diminuem no Amazonas com o início do verão

postado em 15/07/2009 18:39
Após quase nove meses de chuvas intensas, o Amazonas começa a ter sinais de que acabou o período de inverno e que a estação mais quente do ano, enfim começou. O cenário climático do estado representa o que também se passa atualmente nas demais unidades da federação da região e que, ao contrário de outras regiões brasileiras, sobretudo na Sul e Sudeste, tem nos meses de junho e julho o início do verão.

O meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia, Ricardo Dellarosa, confirmou a chegada do verão no Amazonas. Segundo ele, a observação atenta das condições climáticas dos últimos dias, em Manaus - que teve sol forte, poucas chuvas e muito calor ; comprova o fim do período de inverno.

Ele explica que a região é caracterizada por médias térmicas mensais entre 24;C a 27;C, com pequeno resfriamento no inverno, e médias pluviométricas (de chuvas) altas e estação seca e curta. Na Amazônia, não há variação significativa de temperatura e regime de chuvas ao longo do ano e, por isso, na prática, não há outras estações além de inverno e verão. De modo geral, o inverno ocorre de dezembro a maio e o verão nos outros meses.

;O verão chegou com atraso, mas chegou. Em Manaus, pelo menos, a partir de agora teremos chuvas menos intensas e isoladas, com tendência para ocorrer no início da tarde. São as chuvas de verão;, explicou o especialista.

A chegada do verão deixou os amazonenses mais tranquilos já que o estado foi um dos mais castigados nos primeiros seis meses de 2009 com o inverno amazônico ; caracterizado pela presença intensa das chuvas. De acordo com o Serviço de Proteção da Amazônia (Sipam), já em outubro de 2008 foram registradas as primeiras chuvas da estação. Dados da Secretaria Nacional de Defesa Civil, mais de 300 mil pessoas foram diretamente atingidas pelas enchentes no estado.

No período mais crítico, nos meses de maio e junho, em Manaus, mais de 11 bairros e 18 mil pessoas foram atingidas pela cheia. Em diversos trechos da cidade, pedestres passaram a andar sobre passarelas de madeira improvisadas e a conviver com sacos de areia e cimento utilizados pela prefeitura para reduzir o impacto das alagações em algumas vias. Na praia da Ponta Negra, a rede elétrica e duas estações de energia, que ficaram submersas, tiveram que ser desligadas.

A limpeza dos igarapés também é alvo de atenção por parte do Poder Público já que o transbordamento das águas, em decorrência das chuvas e do acúmulo de lixo, foi superior ao esperado. Em função disso, a prefeitura e o governo estadual estão fazendo o trabalho de higienização. O objetivo é impedir a proliferação de doenças e problemas decorrentes dos resíduos acumulados debaixo das casas. A Defesa Civil informou que, todos os dias, toneladas de lixo são removidas dessas áreas.

;Diante desse cenário, sempre fica o alerta para que a população não jogue lixo nos rios porque, dessa forma, eles acabam ficando reféns do próprio dano ambiental que causam, poluindo os rios e igarapés;, disse o coordenador de Resposta da Defesa Civil de Manaus, Ariosto Rosário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação