Brasil

Temporão: vírus da gripe suína circula em território nacional

postado em 16/07/2009 17:13
<--[if gte mso 9]> Normal 0 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]--> <-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0in; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} span.EstiloDeEmail15 {mso-style-type:personal; mso-style-noshow:yes; mso-ansi-font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:10.0pt; font-family:Arial; mso-ascii-font-family:Arial; mso-hansi-font-family:Arial; mso-bidi-font-family:Arial; color:windowtext;} @page Section1 {size:8.5in 11.0in; margin:1.0in 1.25in 1.0in 1.25in; mso-header-margin:.5in; mso-footer-margin:.5in; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> <--[if gte mso 10]> <[endif]-->

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quinta-feira (16/7), 11 mortes no Brasil ocasionadas pelo vírus A (H1N1), causador da gripe suína. Foram sete mortes no Rio Grande do Sul, três em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. O ministro José Gomes Temporão confirmou, também, que a menina de 11 anos, que morreu no último dia 30 em Osasco (SP) vítima da doença, foi contaminada dentro do país, sem contato com ninguém que tenha viajado para o exterior. Com esse caso, o Brasil entra no grupo dos países que tem confirmada a transmissão sustentada do novo vírus -- quando a virose ocorre em pessoas que não viajaram para fora, nem tiveram contato próximo com quem viajou. Além do Brasil, estão nesse grupo os Estados Unidos, México, Canadá, Chile, Argentina, Austrália e Reino Unido.

De acordo com o ministro, há fortes indícios de que tenha ocorrido transmissão sustentada também no Rio Grande do Sul, devido à proximidade com a fronteira da Argentina, ao fluxo de pessoas e ao inverno mais rigoroso apresentado no estado. Segundo Temporão, no entanto, não foi concluído o estudo para confirmar essa situação. O ministro disse que, apesar da transmissão sustentada do vírus no país, não há previsão de mudanças nos protocolos adotados até agora.

Temporão anunciou que vai reforçar o trabalho de prevenção ao vírus no Rio Grande do Sul, com o envio de mais uma equipe do ministério, bem como o de uma nova remessa de medicamentos suficientes para mil tratamentos. O ministro afirmou, ainda, que a próxima etapa do trabalho será reforçar as ações de comunicação e orientação sobre a doença, com uma campanha nos meios de comunicação a partir do dia 21 de julho.

;Não há nenhum motivo para pânico, nem para mudar o comportamento das pessoas. As pessoas devem se manter informadas sobre a doença;, afirmou Temporão. O ministro também informou que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há indícios de que o vírus esteja se combinando geneticamente com outros, o que demonstra estabilidade na evolução da doença.

Temporão também reforçou a recomendação para que idosos, crianças menores de 2 anos, e pessoas com doenças que comprometam o sistema imunológico, evitem viajar para os países onde há transmissão sustentada. Ele descartou, no entanto, qualquer restrição de viagem de brasileiros para São Paulo ou Rio Grande do Sul. O ministro reiterou, ainda, que o fato de o novo protocolo recomendar o exame laboratorial apenas em pacientes em estado grave ou no chamado grupo de risco não traz prejuízo para o inicio do tratamento da doença naqueles que apresentarem os sintomas, mesmo que não seja feita a confirmação laboratorial. ;Não tem nada haver uma coisa com a outra, o tratamento é independente da realização do exame laboratorial;, disse.

As pessoas que sentirem febre repentina, tosse, dor no corpo ou outros sintomas de gripe devem procurar um posto de saúde ou médico particular, de acordo com as recomendações do Ministério.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação