Brasil

Temporão: realização de exames confirmatórios não influencia no tratamento da gripe suína

postado em 16/07/2009 17:32
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, reforçou hoje (16/7) durante coletiva que a realização dos exames de laboratório não influencia no tratamento da gripe suína. "O tratamento deve ser feito pelos sintomas que a pessoa apresenta. Caso ela apresente sintomas de gripe, deve procurar um posto de saúde ou médico de confiança, e só em casos graves ser encaminhada a um hospital", afirmou.

De acordo com ele a conduta clínica independe do exame confirmatório, que deve ser feito só em casos graves ou mortes. Entre as principais atitudes que estão sendo tomadas, ele reforçou a preocupação com a higiene pessoal, informação fácil aos brasileiros e o reforço nas fronteiras (portos, aeroportos e rodovias).

No mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a letalidade do vírus Influenza A H1N1 é de 0,5%. Sete países, além do Brasil, apresentam situação de transmissão sustentada da gripe suína: Estado Unidos, México, Canadá, Argentina, Chile, Austrália e Reino Unido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação