postado em 17/07/2009 13:10
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou há pouco que o desafio do Brasil em relação à gripe H1N1 é organizar a rede de atendimento para as pessoas que supostamente sentirem os sintomas da doença.
[SAIBAMAIS]
Temporão alertou que neste período do ano é muito comum ocorrer gripes sazonais. "Os hospitais que estão preparados para receber os pacientes precisam poder atender adequadamente os casos que necessitem de internação. Quem tem plano de Saúde deve procurar o seu médico do plano, a pessoa que acompanha seu quadro de saúde", recomendou. Para aqueles que precisam da rede pública de saúde, a orientação do ministro é procurar os centros de saúde.
Temporão despachou na manhã desta sexta-feira (17/7) com o presidente Luiz Inácio Lula da Sailva e afirmou que ainda ontem falou com o presidente pelo telefone para atualizá-lo sobre a situação da gripe no país.
O ministro manteve a recomendação de que pessoas vulneráveis ou com doenças crônicas evitem viajar para fora do país. Não existe nenhuam restrição, no entanto, para viagens dentro do Brasil. Temporão ressaltou também que não há falta de verbas no país para o combate à gripe.
O ministro reforçou ainda a orientação para prevenir a contaminação: lavar as mãos com água e sabão muitas vezes ao dia; usar lenços descartáveis e proteger boca e nariz se estiver tossindo ou espirrando e não compartilhar objetos de uso pessoal.