postado em 17/07/2009 16:50
Até o dia 15 de agosto, o governo espera ter concluído a elaboração das condições contratuais e do edital para a construção do trem da alta velocidade (TAV), que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo e a Campinas (SP). No processo, serão observados a melhor técnica e o melhor preço. O Tribunal de Contas da União (TCU) receberá os estudos para análise no mesmo período.A publicação do edital de licitação está prevista para meados de setembro deste ano e, em dezembro, os licitantes deverão fazer as propostas. Um estudo sobre o projeto do chamado trem-bala, que deverá ficar pronto para a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, está disponível no site TAV Brasil.
A expectativa do governo é que a concessão seja contratada até meados do ano que vem e que a construção tenha início logo em seguida, permitindo a participação de empresas nacionais e internacionais na obra.
O tempo máximo previsto da viagem entre o Rio e São Paulo que terá que ser oferecido pelo consórcio vencedor será de 1h42 em trem de alta tecnologia, com segurança e eficiência. O consórcio que vencer a concorrência terá que fazer transferência de tecnologia para o governo brasileiro.
O custo estimado da obra é R$ 34,62 bilhões ; cerca de 70% deverão ser gastos com as obras civis. As desapropriações serão conduzidas pelo governo federal, e não pelo consórcio vencedor. Nesse caso, o custo previsto é de R$ 3,9 bilhões, pois nas áreas mais densamente povoadas serão construídos túneis para a passagem do trem. A aquisição dos sistemas e equipamentos representará R$ 3,409 bilhões e os trens, R$ 2,739 bilhões.
Segundo o secretário executivo do Ministério dos Transportes, Sérgio Sérgio Oliveira Passos, desde o início, ficou claro que o processo de desapropriação teria de ser conduzido pelo governo. "O governo vai editar os decretos e tem capacidade de articulação para implementação das medidas;, afirmou Passos.