Brasil

Lula recebe primeiro juiz com deficiência visual do País

postado em 17/07/2009 17:33
O procurador Ricardo Tadeu da Fonseca, nomeado ontem desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 9; Região, em Curitiba, disse hoje (17/7), após encontrar-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que realizou dois sonhos: o de ser juiz e o de conhecer Lula. "Foi muito emocionante para mim e para a minha família também. Foi uma conversa muito agradável", disse Fonseca, destacando que o presidente é muito simpático.

[SAIBAMAIS]Fonseca é o único integrante do Ministério Público brasileiro portador de deficiência visual e agora é também o primeiro juiz cego. Há 18 anos atuando no Ministério Público, seu nome foi escolhido de uma lista tríplice apresentada pelo Tribunal.

No encontro, que durou cerca de uma hora, no Palácio da Alvorada Lula disse, segundo relato do próprio Fonseca, que estava muito "orgulhoso" de ter aberto um precedente no Brasil de nomear um juiz cego. Essa nomeação teria se dado, segundo o juiz, pelo seu currículo. Ele relatou que o presidente disse que espera que ele corresponda a essa expectativa. "E eu falei para ele que vou fazer o possível", disse.

Vítima de uma paralisia cerebral no nascimento, que provocou a perda parcial da visão, Fonseca ficou totalmente cego aos 23 anos, quando cursava o terceiro ano da faculdade de Direito. Conseguiu se formar com apoio dos colegas e depois enfrentou preconceitos e dificuldades para conseguir o primeiro emprego. Há 20 anos, chegou a ser reprovado por ser cego no concurso para juiz do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo. Em seguida, passou no concurso para procurador do Trabalho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação