Brasil

Marina Silva é aplaudida de pé ao convocar juventude a lutar pelo meio ambiente

postado em 17/07/2009 20:13
A senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (PT-AC), foi aplaudida de pé hoje (17/7), por uma plateia de cerca de 300 pessoas, no 51; Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (Conune), depois de ter conclamado a juventude a participar da construção de um novo modelo de desenvolvimento sustentável.

Ao final de sua palestra, os participantes gritavam ;Marina guerreira, exemplo para a juventude e referência brasileira;.

Marina disse aos estudantes que acredita no poder de transformação da juventude porque ela ;não é pragmática;. ;Não será fácil reduzir as emissões de gás carbônico para evitar o aquecimento global. Mas se os jovens fossem pragmáticos não teriam acreditado que seria possível derrubar o regime militar;, comparou.

Ela defendeu que a ;raiz para todas as crises;, seja a econômica ou a ambiental, está no atual do modelo de desenvolvimento. Para construir um novo formato, Marina apontou para a necessidade de valorizar os saberes tradicionais, especialmente os dos povos indígenas.

A senadora e outros participantes do debate, como o deputado estadual Eron Bezerra (PcdoB-AM), pediram que a próxima Caravana da UNE discuta os problemas do meio ambiente e encerre sua jornada na Amazônia. A caravana visitou, no ano passado, 41 instituições de ensino superior das 27 unidades da federação do país, em quatro meses de percurso. Os debates foram focados em temas ligados à saúde, educação e cultura.

Os estudantes que compareceram à palestra aproveitaram para falar de suas ideias para preservar o meio ambiente. Alguns defenderam que o próximo Conune utilize apenas papéis reciclados no material do congresso. Outros estudantes do Norte do país chamaram a atenção para a difícil situação que enfrentam os ribeirinhos nas épocas de cheia.

Marina pediu ao público que se mobilize pela não aprovação do novo código florestal. O projeto proposto pelos parlamentares da Comissão de Agricultura prevê várias mudanças na atual legislação e diminui a autonomia da União nas questões ambientais.

;Peço que o Congresso da UNE aprove uma moção contra o desmonte da legislação ambiental. O que a bancada ruralista está propondo vai acabar com toda a política ambiental brasileira construída nos últimos anos;. A senadora defende que seja mantida a atual legislação.

O Conune termina no próximo domingo (19/7) com a eleição da nova diretoria da entidade. Cerca de 10 mil universitários estão em Brasília participando do evento. Amanhã (18/7), eles vão promover um ato pelos 50 anos da Revolução Cubana. As atividades estão sendo realizadas na Universidade de Brasília (UnB).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação