Brasil

Parceria contra a gripe

Brasileiros e argentinos prometem se unir para desenvolver a vacina, mas produção demora

Rodrigo Couto
postado em 19/07/2009 08:00

As duas nações mais importantes da América do Sul, Brasil e Argentina, devem se unir para desenvolverem uma vacina (1)contra a gripe A (H1N1), mais conhecida como gripe suína. A informação foi confirmada ontem pelo ministro da Ciência e Tecnologia argentino, Lino Barañao, garantindo que, em breve, o governo de seu país vai iniciar negociação com o brasileiro na criação de uma nova arma contra a doença, que já provocou a morte de mais de 400 pessoas em todo o mundo, sendo 11 em território nacional. Desde que o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, admitiu, na quinta-feira passada, que a enfermidade já circula no país, a notícia provocou um aumento nos atendimentos em hospitais de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Mesmo com o acordo bilateral para o desenvolvimento de uma vacina para deter o avanço da gripe A, a previsão de fabricação do componente aqui no Brasil não deve ocorrer antes de 2010, mesmo prazo previsto pelo Instituto Butantan, de São Paulo, depois do atraso no envio da fórmula pela Organização Mundial de Saúde (OMS). ;Iniciaremos conversas com o Brasil em busca de uma parceria para visar um mercado mais amplo. Mas seja como for, vamos encarar a produção local de uma vacina contra o vírus;, declarou Barañao.

De um universo de mais de 400 óbitos confirmados e de 94.512 pessoas infectadas em 135 países, a Argentina é a segunda nação com mais casos de vítimas fatais no mundo (137). Com 211 mortes, os Estados Unidos lideram a lista de mortalidade em decorrência da gripe suína. Na avaliação de Lino Barañao, ;Argentina, Brasil e México possuem indústrias farmacêuticas suficientemente desenvolvidas para cumprir a tarefa;.

Atendimentos

A confirmação do primeiro caso de morte dentro do território nacional causada pela gripe A sem vínculo com pessoas vindas de outros países com a doença tem provocado uma corrida aos hospitais das principais capitais brasileiras. Sem precisar números, Disney Antezana, subsecretária de Vigilância à Saúde do Distrito Federal, confirma o aumento de atendimento no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), única unidade do DF especializada no tratamento de pacientes suspeitos da gripe suína. ;Com certeza houve uma maior procura, até porque o atendimento está concentrado nessa unidade;, explicou.

Com 44 casos confirmados, o DF pode alterar o protocolo de tratamento. ;Se for necessário, vamos implementar novas ações;, ponderou.


1 - NOVA ARMA
Em 12 de junho, o laboratório suíço Novartis confirmou ter produzido com sucesso o primeiro lote de uma vacina contra a gripe A (H1N1). A Novartis afirmou que vai utilizar o primeiro lote para a avaliação e testes, iniciados no início deste mês. A vacina, segundo informou a empresa, foi feita em células, e não cultivada em ovos ; técnica mais comum na fabricação de vacinas ;, porque permitiria maior rapidez no processo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação