postado em 19/07/2009 21:33
Sobe para 15 o número de mortes por gripe suína no País. Mais quatro pessoas morreram no Rio Grande do Sul com a gripe suína, informou hoje a Secretaria de Saúde do Estado.Com isso sobe para 11 o número de mortes no RS e 15 no País.
Duas foram em Uruguaiana: uma menina de 5 anos, dia 15, e uma mulher de 36, grávida de 8 meses, dia 16. Também morreram um serralheiro de 40 anos, dia 17, em Santa Maria, e um caminhoneiro de 29, em São Borja, no dia 6. Ambos eram obesos.
Rio Grande do sul
Entre quatro e cinco mortes nos últimos dias podem estar relacionadas à gripe A em Caxias do Sul. A secretaria da Saúde, Maria do Rosário Antoniazzi, diz que os casos dependem da confirmação de exames. Entretanto, ela não soube informar quando as mortes ocorreram.
[SAIBAMAIS]Um dos casos envolve um jovem de 24 anos, que morreu domingo em razão de uma pneumonia. Familiares e amigos usaram máscaras no sepultamento do jovem no Cemitério Público Municipal II, no bairro Rosário. O resultado para saber se o rapaz era portador do vírus deve sair em 10 dias.
Maria do Rosário também informa que não está descartada a possibilidade do fechamento temporário de cinemas, igrejas, boates e outros locais com aglomeração de pessoas para evitar o avanço da epidemia na cidade.
Nesta segunda-feira, a secretária participa de uma reunião em Porto Alegre com o comitê que monitora a gripe no Estado. O Rio Grande do Sul já contabiliza 11 mortes e, segundo estimativa da Secretaria Estadual da Saúde, entre 1,5 mil e 2 mil pessoas podem estar infectadas.