Brasil

Valinhos, em São Paulo, investiga morte de duas pessoas com suspeita de gripe suína

postado em 20/07/2009 17:17
Duas mortes ocorridas em Valinhos, no interior de São Paulo, com suspeita de contaminação pelo vírus H1N1, conhecido como gripe suína, estão sendo investigadas pela Secretaria de Saúde da cidade. A confirmação de que os mortos estavam contaminados pelo vírus da nova gripe vai depender da divulgação dos exames do Laboratório Adolfo Lutz, de São Paulo.

[SAIBAMAIS]Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, uma mulher de 45 anos, que estava internada no Hospital e Maternidade Galileo, morreu no último sábado (18). Ela havia viajado com os filhos no feriado do dia 9 de julho (uma quinta-feira, feriado estadual em São Paulo, em comemoração à Revolução Constituicionalista) e começou a sentir sintomas da gripe no domingo (12). O filho dela, de 13 anos, também apresentou sintomas da gripe na sexta-feira (17) e foi internado, mas já recebeu alta do hospital.

Outro caso suspeito, segundo a prefeitura, é de uma mulher de 27 anos, que apresentou os sintomas da gripe suína na última terça-feira (14). Três dias depois, a jovem procurou o Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades (Caue) e foi então encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Valinhos. A jovem morreu ontem (19).

De acordo com a prefeitura, a Secretaria de Saúde também está monitorando o caso de um homem, de 30 anos, que está internado em estado grave na UTI da Santa Casa da cidade. O homem retornou de uma viagem à Argentina no dia 3 de julho e, três dias depois, começou a manifestar sintomas da doença. Ele só foi internado na Santa Casa no dia 12 de julho.

Desde o dia 21 de junho, a cidade de Valinhos já registrou dez casos de pessoas contaminadas pelo vírus da gripe suína. Outros seis casos, incluindo as duas mortes, são ainda suspeitos e esperam confirmação dos exames.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação