Brasil

Gripe suína pode ter causado a morte de um homem em São Bernardo do Campo

postado em 21/07/2009 18:45
A causa da morte de um homem de 37 anos na última sexta-feira (17/7), em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, pode ter sido a gripe suína, alertou hoje (21) o secretário de Saúde do município, Arthur Chioro.

Segundo o secretário, em São Bernardo, desde maio, foram registrados 15 casos de gripe suína e esse pode ser o primeiro caso de morte por causa da doença no município. "Estamos esperando o resultado do exame que o Serviço de Verificação de Óbitos está apurando", afirmou Chioro. Ele infirmou que o resultado deve sair amanhã (22).

Chioro disse ainda que há seis casos de doenças respiratórias agudas graves em tratamento no município dois já foram confirmados como gripe suína. Os pacientes são um homem de 34 anos e uma mulher de 49. Ambos não têm histórico de doenças, nem tiveram contato com pessoas infectadas pela gripe suína ou que tenham viajado para o exterior.

Os quatro casos restantes, que estão em fase de investigação, são o de uma mulher de 30 anos, que está na 18; semana de gravidez, de um homem de 50 anos, que sofre de hirpentensão arterial, e de duas crianças, uma menina de 2 anos, sem nenhuma doença, e um bebê de 9 meses, com má formação congênita.

"O perfil dos pacientes mostra que a nova gripe pode atingir a todos, não é como outros vírus, que só atingem um determinado grupo, como idosos e crianças, por exemplo", ressaltou o secretário.

Chioro garantiu que a prefeitura tem seguido todos os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde e está pronta para atender a outros casos de gripe suína. "Estamos distribuindo máscaras para os pacientes e equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde", completou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação