Brasil

Bebê de gestante morta por gripe suína no RS ganha peso e deve receber alta em dez dias

postado em 25/07/2009 11:28
Uruguaiana (RS) - O recém-nascido de Rose Cristina Cáceres Furquim já saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (RS) e foi transferido para a maternidade. O parto de Júlia foi antecipado depois que a mãe contraiu a influenza A (H1N1) ; gripe suína ; e faleceu no último dia 19.

De acordo com o pai da criança, Valdir dos Santos Couto, a menina já está com 2,1 kg e precisa chegar a 2,5 kg para deixar a maternidade e ir para casa. A expectativa da equipe médica é que o bebê tenha alta em dez dias. Orgulhoso e ainda se recuperando da perda da esposa, Valdir se refere à filha como ;o fruto que ficou do sonho da mãe;.

;Depois que a Rose ficou sabendo, aos quatro meses, que estava grávida, nossa vida mudou totalmente em função da Júlia. Tudo o que fazíamos e pensávamos era para ela;, lembrou, ao chegar à Santa Casa para mais uma visita ao berçário, acompanhado da tia da menina Cleide Adriana Caceres.

A tia, segundo ele, será uma ;mãe substituta; do bebê, já que Valdir não tem irmãs ou mesmo mãe viva para ajudar a criar a menina. ;Mas vou ser um pai presente;, garantiu. ;A gente está preparando um quartel general para ela;, disse, ao se referir à volta da criança para casa em meio ao frio intenso e aos casos de gripe suína na cidade.

Com a voz embargada, a tia contou que a irmã estava ;eufórica; com a chegada do primeiro filho e que tamanha felicidade pode ter contribuído para que a família e a própria Rose não percebessem os sintomas iniciais da doença.

;A fraqueza que eu via nela me fazia pensar que ela ia apenas ganhar o bebê logo;, lembrou. Diante da notícia de que outras duas mulheres estão internadas na Santa Casa sob forte suspeita de griep suína, Cleide fez um apelo: ;As gesta

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação