postado em 27/07/2009 15:41
Trinta e três mulheres grávidas estão com suspeita de influenza A (H1N1) - gripe suína - no estado do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada na manhã de segunda-feira (27/7) pelo secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortes, durante visita ao centro de referência para pacientes com suspeita da doença, no Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, zona oeste da cidade.
A morte de uma gestante já foi confirmada no estado. A mulher, de 29 anos, morreu no dia 17 de julho, depois de apresentar um quadro de pneumonia. Além dela, mais quatro pessoas morreram de gripe suína no Rio de Janeiro: dois meninos (um de 6 e um de 10 anos) e duas mulheres (uma de 37 e uma de 39 anos).
O governo do RJ está treinando 800 profissionais para trabalhar a partir de hoje nos centros de referência 24 horas que estão sendo implantados no estado. Ao todo, serão 17 polos de atendimento estaduais: quatro mantidos pela própria Secretaria de Saúde, seis em parceria com a prefeitura do Rio, três em conjunto com universidades, três com o Ministério da Saúde e um com a prefeitura de Niterói.
Hoje também começou a funcionar o Disque Gripe, que atenderá a população das 6h às 23h30 para tirar dúvidas sobre a doença. Os atendentes do número 0800-2810100 poderão até mesmo encaminhar pacientes para um dos centros de referência.