Brasil

Santa Maria tem 30 casos suspeitos e três óbitos em investigação por gripe suína

postado em 27/07/2009 19:30
A cidade de Santa Maria (RS) já registra 30 casos considerados suspeitos para influenza A (H1N1) gripe suína além de 40 pessoas sendo monitoradas em casa. Três pessoas morreram na cidade com sintomas da doença e os óbitos também estão sendo investigados.

[SAIBAMAIS]A última morte ocorreu na madrugada desta segunda-feira (27/7). Um homem de 39 anos estava internado no Hospital de Caridade de Santa Maria desde a última segunda-feira, quando deu entrada com quadro de pneumonia. As outras vítimas são um homem de 43 anos e um de 24, ambos moradores da cidade.

De acordo com o secretário de Saúde do município, José Farret, os resultados das análises laboratoriais devem chegar ainda nesta semana. Questionado sobre a possibilidade de que a prefeitura decrete situação de emergência, ele respondeu que ainda não é hora.

Segundo o secretário, o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, acredita que não há motivo para um estado de emergência ou de calamidade. Só se houver uma evolução, disse, ao lembrar que a cidade conta com sete universidades e recebe pessoas de vários estados o que aumenta o risco de contágio.

Sobre a retomada das aulas no município, o secretário explicou que a prefeitura aguarda uma liberação da Vigilância Epidemiológica de Santa Maria. A previsão é de que os alunos retornem s escolas e universidades na próxima segunda-feira (3).

Vamos ver a evolução da doença, afirmou o secretário. A doença está sob controle, mas o controle dá trabalho. Não posso dizer que esse é um vírus que veio e vai sair, não, ele fica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação