postado em 30/07/2009 15:20
A Farmanguinhos, unidade de fabricação de medicamentos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), está entregando hoje (30) 150 mil caixas de remédios para tratamento da influenza A (H1N1) - gripe suína. Amanhã (31), serão entregues mais 60 mil. Cada caixa contém 10 cápsulas, que são suficientes para tratar um paciente.
A primeira carga, de 5 mil caixas, será destinada Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro. O restante será entregue, ainda hoje, a outras secretarias estaduais. Os estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul deverão receber a maior parte das caixas do remédio.
O medicamento é produzido com fosfato de osetalmivir, o mesmo princípio ativo do Tamiflu, cuja patente pertence a um laboratório privado francês. A produção foi autorizada por meio de uma licença especial emitida pelo laboratório estrangeiro.
Para produzir o remédio, a Farmanguinhos usou parte de uma carga de 9 toneladas de fosfato de osetalmivir que estavam estocadas em sua forma bruta (uma espécie de pó) no Ministério da Saúde desde 2006, quando fora comprada por ocasião da gripe aviária.