postado em 07/08/2009 13:12
O Ministério da Justiça determinou o envio imediato da Força Nacional de Segurança Pública ao Estado de Rondônia. A medida está no Diário Oficial da União de desta sexta (7/8). A força vai apoiar operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas ações de preservação da integridade física dos envolvidos no conflito na BR-364, no distrito de Extrema. A BR-364 foi desbloqueada ontem (6/8), mas desde a última segunda-feira (3/8) manifestantes impediam a passagem dos carros, chegando a impedir a passagem de um carro do Exército. Os manifestantes são moradores de Vila Extrema, e lutam pela emancipação do distrito de Porto Velho. Querem transformar Extrema em município. A manifestação conta com o apoio dos índios kaxararis, que têm aldeias na região.
Eles protestam contra a realização de um plebiscito, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia, para saber se os moradores da região querem a emancipação. A lei que determina a realização do plebiscito foi aprovado pela Assembléia Legislativa de Rondônia, no ano passado.
A BR-364 é considerada uma das principais estradas do Centro-Norte do país, porque liga Mato Grosso ao Acre e serve para o escoamento de grãos, principalmente da produção de Mato Grosso.