postado em 11/08/2009 12:15
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, não despacha em seu gabinete neste momento. A agenda de Mantega previa apenas despachos internos nesta terça (11/8) de manhã, mas ele teve que trabalhar em outro local depois que integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a portaria central do ministério e bloqueiam uma das portarias de acesso do ministro ao prédio.A manifestação, que segundo os organizadores é pacífica, pede o desbloqueio de R$ 800 milhões do orçamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para este ano. Os manifestantes também querem a convocação de uma reunião de ministros da área econômica com o objetivo de discutir a destinação de verbas para a reforma agrária.
[SAIBAMAIS] O MST reclama ainda que ;parte significativa das famílias acampadas está à beira de estradas desde 2003. O movimento exige o assentamento das 90 mil famílias acampadas pelo país e o investimento em habitação, infraestrutura e produção de 45 mil famílias que estão assentadas apenas no papel;.
A ação faz parte da Jornada Nacional de Luta por Reforma Agrária que ocorre em todo o Brasil.
A manifestação em frente ao Ministério da Fazenda começou por volta das 9h20, quando um grupo de sem-terra que participava de passeata na Esplanada seguiu em direção ao prédio, e não tem hora para terminar, segundo os integrantes do MST.