Brasil

Ministro defende uso controlado do Tamiflu

postado em 11/08/2009 12:44

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, defendeu hoje a política do governo para a prescrição do Tamiflu, antiviral usado no tratamento da gripe A (H1N1), conhecida também como gripe suína. E disse que não houve proibição para a venda do medicamento nas farmácias.

[SAIBAMAIS];Essa foi uma decisão de comum acordo entre o governo e o laboratório produtor para que toda a produção seja entregue ao governo. O ministério está comprando toda a produção para garantir a distribuição gratuita. Não houve proibição formal;, disse o ministro nesta terça-feira (11/8) na Câmara, em audiência pública sobre a nova gripe.

Temporão rebateu ainda especialistas que criticam os critérios adotados pelo ministério para a aplicação do Tamiflu ; apenas em casos graves ou em pacientes com fatores de risco. Alguns médicos defendem que na Inglaterra, por exemplo, onde o medicamento foi amplamente receitado, houve menos mortes que no Brasil.

;O sistema de saúde inglês é o melhor do mundo e não há hipótese de comprar nada sem receita médica;, afirmou, reiterando que o uso indiscriminado do medicamento pode estimular a resistência do vírus. O ministro disse ainda que já foram distribuídos 620 mil tratamentos a base de Tamiflu aos estados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação