Brasil

Defensoria Pública quer postos de saúde exclusivos para casos suspeitos da gripe A

postado em 16/08/2009 08:16
O aumento exponencial no número de casos suspeitos de gripe suína no Distrito Federal em uma semana ; de 13 para 293 ; e o risco de contaminação pelo vírus H1N1 de pacientes com outras enfermidades nos hospitais da região mobilizaram a Defensoria Pública local. O órgão vai propor amanhã ao Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) que solicite a centralização do recebimento e tratamento dos possíveis doentes em apenas cinco postos de saúde.

Autor da proposta, o defensor público do DF André de Moura Soares vai apresentá-la em reunião na segunda-feira com o titular da Promotoria de Defesa da Saúde (Prosus), Jairo Bisol. Soares explica que, com o aumento dos atendimentos de pacientes suspeitos de gripe suína na rede pública, que já é sobrecarregada, a situação pode se tornar insustentável. ;Se a cada dia, em média, são ajuizados quatro pedidos de leitos de UTIs (unidade de terapia intensiva), essa demanda pode crescer ainda mais por conta da nova gripe necessitar de quartos com áreas de isolamento para evitar que outros sejam infectados. A fila por uma vaga nas UTIs do DF, que já tem 45 pessoas, pode inchar de uma forma frenética;, observa.

Além do aumento da demanda no sistema público de saúde, o defensor salienta que foi procurado por diversos pacientes crônicos ; com câncer, Aids, doenças cardiovasculares e pulmonares ; que reclamaram do contato próximo que mantêm com pessoas suspeitas de estarem com influenza A. ;Muitos desses doentes, que estão incluídos no grupo de risco da gripe suína e só saem de casa para se tratar em hospitais, estão expostos, pois são atendidos ao lado de pacientes com os sintomas da enfermidade;, afirma.

Estudo técnico
Os centros de saúde responsáveis pelo atendimento e tratamento dos casos suspeitos de gripe suína no DF seriam centralizados em cinco localidades: Sobradinho, Planaltina, Taguatinga, Plano Piloto e um posto para a região dos lagos Norte e Sul. ;São apenas exemplos, até porque, a definição das regiões administrativas deve ser apontada em levantamento técnico a ser elaborado pela Secretaria de Saúde;, frisa Bisol.

Procurada pelo Correio, a Secretaria de Saúde do DF informou que vai continuar seguindo rigorosamente o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde ; que, ao contrário da proposta da Defensoria Pública, não prevê a centralização dos atendimentos aos pacientes suspeitos da nova gripe. O órgão local afirma, ainda, endossar apenas as opiniões de técnicos em saúde.

A exemplo do Governo do Distrito Federal, a Câmara dos Deputados, o Senado, o Tribunal de Justiça do DF e o Banco Central também decidiram dar folga a todas as servidores gestantes. A decisão, válida desde a última sexta-feira, vale para todas as capitais com escritórios do Banco Central. As grávidas do órgão devem retornar às atividades somente em setembro.

Mortes

Embora o Ministério da Saúde confirme oficialmente a morte de 192 pessoas vítimas da influenza A (H1N1), esse número, de acordo com as secretarias estaduais de saúde, já chega a 338. Com 134 óbitos, São Paulo lidera a lista de fatalidades, seguido por Paraná (79) e Rio Grande do Sul (70).

SP 134
PR 79
RS 70
RJ 37
SC 8
MG 5
PB 2
DF 1
BA 1
PE 1

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação