postado em 17/08/2009 10:57
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro começou a receber nesta segunda-feira (17/8) o primeiro lote de oseltamivir (Tamiflu) líquido, para tratar crianças com influenza A (H1N1) - mais conhecida como gripe suína. Os 400 frascos foram produzidos pelo Instituto Vital Brazil, laboratório público estadual.
[SAIBAMAIS]
Segundo o diretor industrial do instituto, Jorge Coelho, a ideia é produzir 400 frascos por dia. A capacidade de produção é de até 14 mil frascos. No entanto, de acordo com o diretor, é a Secretaria Estadual de Saúde que vai determinar a demanda. O órgão também é responsável pela distribuição do medicamento.
"O Vital Brazil produz à medida que eles vão pedindo, e a gente não sabe qual vai ser a necessidade. Esse produto tem uma validade muito pequena, de 21 dias, então tem que se fazer a produção de acordo com a distribuição. Se fizer muita coisa, de repente você perde o produto", afirmou Coelho.
O Tamiflu líquido está sendo produzido pelo Instituto Vital Brazil a partir de uma carga de fosfato de oseltamivir entregue pelo Ministério da Saúde, na semana passada.