postado em 20/08/2009 11:20
O Ministério da Integração Nacional estabeleceu na Bahia o programa de Implantação de Pequenos Sistemas de Abastecimento D'Água, baseados na perfuração e instalação de poços profundos. As obras serão feitas pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) no estado, de acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (20/8).
Os poços artesianos são uma forma eficaz e econômica de atender as populações que habitam a região semiárida, afetada frequentemente pelas secas prolongadas. O fortalecimento dessa infraestrutura hídrica visa ao consumo humano e animal, além de contribuir para a pequena produção agrícola e a piscicultura local.
Serão beneficiários do programa os municípios e organizações não governamentais sem fins lucrativos que se adequarem à legislação. Ao Dnocs caberá a responsabilidade pela perfuração dos poços, incluindo revestimentos, realização do teste de vazão, análise da água, instalação do sistema de bombeamento e sistema de reservação.
As entidades beneficiárias ficarão responsáveis pela operação e manutenção do poço, que será entregue já equipado e pronto para operação.