Brasil

Secretaria do DF define postos de saúde que atenderão pessoas com suspeita da nova gripe

Meta é desafogar demanda nos hospitais públicos

postado em 22/08/2009 08:42
No dia em que confirmou 109 novos casos de gripe suína no Distrito Federal, elevando para 188 o nú-mero de registros, a Secretaria de Saúde divulgou quais centros de saúde serão usados a partir de segunda-feira como pontos estratégicos para atender pessoas com sintomas da doença. A medida é uma tentativa de aliviar a demanda nos hospitais da rede pública, onde a espera por atendimento nas emergências muitas vezes ultrapassa 11 horas. Os gerentes dos centros refazem as contas para adequar a estrutura à nova realidade de atendimentos a partir da semana que vem.

Os hospitais regionais da Asa Norte, de Ceilândia e de Samambaia serão os primeiros a entrar na programação. Funcionários ficarão nas emergências para o acolhimento e triagem dos pacientes com sintomas de gripe. Os que não estiverem em estado grave, serão encaminhados imediatamente a um dos pontos estratégicos. A Secretaria de Saúde vai oferecer veículos para o transporte dessas pessoas.

Na Asa Norte, os pacientes serão levados para os centros de Saúde 12 e 13. Em Samambaia, o ponto de apoio será o Centro de Saúde 1. E em Ceilândia, a função de desafogar a emergência do hospital regional caberá ao Centro de Saúde 11. De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Florêncio Cavalcante, nas demais cidades o esquema será implantando conforme a necessidade. Ele frisou, entretanto, que os pacientes com sintomas de gripe devem seguir a mesma orientação de sempre: procurar o posto mais próximo ou o médico particular.

[SAIBAMAIS] O Centro de Saúde 1 de Samambaia, que antes da nova gripe só atendia pacientes com consulta marcada, sofreu uma mudança na rotina desde o início da pandemia. ;Antes de abrir a agenda, eram 600 atendimentos por semana. Depois que passamos a atender pacientes de emergência, a média é de 400 por dia;, afirma o gerente do local, Manoel Fontes. Cerca de um quarto dos atendidos procuraram o serviço com sintomas de gripe.

O tempo de espera, entre o preenchimento da ficha e a consulta, é de aproximadamente uma hora. ;No hospital, não tem atendimento e aqui a consulta é mais rápida;, afirma a comerciante Rosilena Lima, 41 anos, que procurou o Centro de Saúde após ter febre e tosse. O gerente do centro afirma que, com a mudança feita pela secretaria, espera receber 900 pacientes por semana. Mesmo assim, afirma que não haverá sobrecarga. ;Estamos recebendo um reforço de dois médicos militares e teremos o posto funcionando das 7h às 19h, sem interrupção.; Nos demais pontos estratégicos, os atendimentos são realizados das 7h às 18h, apenas de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana, todos os postos ficam fechados.

Grávidas
Seguindo a tendência do Governo do Distrito Federal (GDF), Senado Federal, Câmara dos Deputados, Banco Central e Tribunal de Justiça do DF e Territórios, o Ministério Público Federal (MPF) também decidiu liberar as servidoras e estagiárias gestantes do trabalho por conta da gripe suína. A medida, que entrou em vigor ontem e vai até o 31 de agosto, será cumprida em todas as 33 unidades do órgão.

Assinada ontem pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, a portaria adotou o protocolo do Ministério da Saúde, que inclui a gravidez como fator de risco para a Influenza A. Cada uma das unidades do MPF vai recomendar que as empresas terceirizadas também dispensem suas funcionárias gestantes.

As grávidas do órgão devem apresentar atestado médico comprovando a gravidez ao departamento de recursos humanos até a próxima terça-feira, prazo-limite para a concessão da dispensa. O MPF admite que a suspensão pode ser prorrogada. Assim como os cardiopatas, hipertensos, diabéticos e portadores de doenças crônicas, as gestantes integram o grupo de risco da influenza A.

Postos de saúde
Locais que serão pontos estratégicos para receber pacientes com suspeita de gripe suína

Asa Norte
Centro de Saúde n; 12
EQN 208/408 ; 3274-3455
Centro de Saúde n; 13
EQN 114/115 ; 3272-2948

Samambaia
Centro de Saúde n; 1
Quadra 408, Área Especial ; 3358-2811

Ceilândia
Centro de Saúde n; 11
Expansão do Setor O, Área Especial ; 3385-2622

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação