Brasil

Volta Redonda lança campanha para combater o avanço do uso do crack

postado em 31/08/2009 17:17
A prefeitura de Volta Redonda (RJ) lançou nesta segunda-feira (31) a campanha ;Crack, Droga Nenhuma;, que terá como garoto propaganda o jogador de futebol Felipe Melo, da seleção brasileira e da Juventus de Turim (Itália). Felipe Melo nasceu em Volta Redonda, município fluminense com cerca de 300 mil habitantes.

A campanha será divulgada em outdoors, filmes na TV, propaganda em jornais locais e panfletos. Além disso, 100 profissionais da prefeitura passarão por treinamento para aprender a identificar e encaminhar para tratamento jovens envolvidos com drogas.

A prefeitura está capacitando os funcionários dos 36 Centros de Referência à Assistência Social (Cras) espalhados pela cidade, professores do programa Segundo Tempo, professores da rede municipal de ensino e guardas municipais da Patrulha Escolar.

;A Senad [Secretaria Nacional Antidrogas] comparou o avanço do crack a uma epidemia e a maneira de prevenir é através da conscientização. Vamos capacitar todos os funcionários que têm contato com os jovens e dar seguimento ao projeto ao longo dos próximos anos;, disse o prefeito Antônio Francisco Neto.

O consumo de crack tem aumentado muito na região sul fluminense. No primeiro semestre deste ano, foram apreendidas e recolhidas das ruas 217 pedras, totalizando dois quilos da droga, segundo dados da Polícia Militar. Em todo o ano passado as apreensões em Volta Redonda somaram 142 pedras, equivalentes a 70 gramas.

"As apreensões de crack subiram assustadoramente na região sul fluminense;, disse o prefeito.

Levantamento feito pela Polícia Rodoviário Federal (PRF) revela, por sua vez, que o consumo e a comercialização aumentaram também na região do Médio Paraíba. Em 2008, foram aprendidos 3 quilos da droga nessa região, volume que saltou para 15 quilos de janeiro a julho de 2009.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação