Letícia Murta
postado em 03/09/2009 08:52
Minas Gerais vai ser o primeiro estado brasileiro a oferecer vacina gratuita contra a meningite meningocócica C, ou bacteriana, a mais nociva forma da doença. O medicamento vai ser produzido pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), a partir de acordo inédito de transferência de tecnologia assinado entre o Governo de Minas e a indústria farmacêutica suíça Novartis para a fabricação da vacina.
[SAIBAMAIS]
A previsão é de que a imunização gratuita em Minas tenha início em novembro deste ano. A vacina só deverá fazer parte do calendário nacional em 2011. Na rede particular, o custo médio da vacina chega a R$ 150. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2008 cerca de 2.500 casos de meningite bacteriana foram diagnosticados no Brasil.
De acordo com o governador Aécio Neves, a meta é imunizar 100% das crianças menores de 2 anos. "Em 2009, em caráter pioneiro no Brasil, teremos incluído a vacina contra a meningite no programa mineiro de imunização, protegendo cerca de 540 mil crianças. Nenhum outro Estado tem condições, hoje, de oferecer essa proteção. No Brasil inteiro, ela só é aplicada para conter surtos da doença ou atender a grupos de risco", disse o governador
Cerca de R$ 56 milhões devem ser gastos com investimentos em transferência de tecnologia e construção da fábrica para produção das vacinas, que ficará no bairro Gameleira, na Região Oeste de Belo Horizonte. Na unidade a Funed poderá produzir também o Interferon Alfa, usado no tratamento da hepatite C e a eritropoitina humana, para o tratamento de doentes renais crônicos e transplantados.