postado em 13/09/2009 12:45
A partir desta segunda-feira, um seminário em São Paulo faz um balanço dos dois anos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Lançado em 2005, pelo governo federal o programa, que ficou conhecido como PAC da Educação é formado por um conjunto de ações cujo objetivo é melhorar a qualidade do ensino público no país.
Entre essas medidas está o novo ensino fundamental de nove anos, a criação do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), indicador que avalia a qualidade da oferta nas escolas, e a expansão das escolas técnicas e dos campi das universidades federais.
O evento, promovido pela organização não governamental Ação Educativa, termina na terça-feira. Além do ministro da Educação, Fernando Haddad, está prevista a participação de gestores dos governos estaduais e municipais, pesquisadores, educadores e entidades da sociedade civil.
De acordo com a Ação Educativa, é fundamental avaliar "os avanços e desafios", dois anos depois da implantação do PDE. O pacote contém mais de 40 ações - algumas já existentes antes da criação do programa. O mote do programa é "Da Creche à Pós-graduação", reforçando a necessidade de investir em educação a partir da visão sistêmica.