postado em 16/09/2009 08:32
A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco anuncia na manhã desta quarta-feira (16/9) a Operação Verão. O objetivo é reforçar o policiamento nas praias do estado, numa tentativa de evitar que os banhistas continuem desrespeitando os avisos para evitar o banho de mar em áreas de risco de ataque de tubarão.
Na entrevista coletiva, marcada para as 9h30 no auditório da Secretaria, em Santo Amaro, serão detalhadas informações como as áreas de atuação e o efetivo a ser disponibilizado. A decisão de antecipar a operação foi tomada após a segunda suspeita de ataque de tubarão na Região Metropolitana do Recife nas duas últimas semanas.
Ontem, o atestado de óbito entregue pelo Instituto de Medicina Legal (IML) aos irmãos de Maurício da Silva Monteiro, que foi encontrado com marcas de mordida de tubarão em Boa Viagem, na noite da última segunda-feira, não determinou a causa da morte. No entanto, sendo afogamento ou ataque, a perda da família reforça o importante alerta de que é preciso ampliar os cuidados e seguir as recomendações dos guardas-vidas.
Com esse caso, sobe para três o número de pessoas mortas nas praias de Boa Viagem e Piedade em menos de uma semana, sendo um afogamento e outro vítima confirmada de tubarão. Todos estavam em áreas de risco sinalizadas com placas e, pelo menos dois, não sabiam nadar. Maurício foi enterrado ontem. Caso o laudo oficial do IML consiga identificar a causa e indique morte decorrente das mordidas, os casos registrados em Pernambuco passarão para 54, com 21 mortes, desde 1992.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Casa Nova, destacou que as principais ocorrências nas praias registradas durante finsde semana e feriados são afogamentos e crianças perdidas. Solicitações que devem crescer nas próximas semanas com a entrada não oficial do verão. No último feriadão, de acordo com o comandante, os guardas-vidas registraram 125 intervenções.
"Chegamos a ter 100 mil banhistas na orla e alguns se excedem. Na maior parte das vezes, conseguimos evitar. Em outras, não", comentou, citando o homem que morreu afogado no último sábado e o adolescente que foi mordido por tubarão no último dia sete. Nesse último caso, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) constatou que Giovani de Freitas, 15, foi atacado enquanto se afogava.
"O pior é que uma pessoa que está se debatendo pode acabar atraindo um tubarão ou outro animal que esteja por perto por conta dos movimentos", acrescentou Casa Nova. Os especialistas acreditam que, entre os fatores que aproximaram os tubarões da costa do estado, está a alteração das correntes marinhas e do estuário de Jaboatão por causa da construção do Porto de Suape. Dessa maneira, os animais são levados quase à beira-mar em alguns pontos.
Na Região Metropolitana do Recife, a praia de Boa Viagem é a de maior incidência, registrando 42,5% dos casos, seguida pelo ponto da Igrejinha de Piedade, que tem 32,5%. "Essas áreas são de mar aberto e por isso são mais vulneráveis. É preciso seguir as placas e atender as recomendações", destacou o presidente do Cemit, o professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco Fábio Hazin, durante a confirmação do último ataque.