postado em 16/09/2009 20:56
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) participou hoje (16) de uma palestra com os reitores das universidades federais para discutir os rumos da educação superior no país. O encontro faz parte de uma série de debates que a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federias de Ensino Superior (Andifes) está promovendo com potencias candidatos à presidente nas eleições de 2010.Ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB), Cristovam defendeu que as instituições precisam se renovar e se aproximar da sociedade. ;Universidade não deve ter ex-aluno porque ele deveria voltar sempre à instituição para se atualizar. Ela também tem que conviver mais com aqueles que não são universitários, com empresários e governos;, disse o senador.
Na avaliação de Cristovam, as universidades precisam se renovar constantemente, inclusive nos cursos que oferece e nos métodos de ensino. Ele disse que hoje esse processo é muito lento e outras instituições acabam assumindo o papel educacional das universidades.
Cristovam também defendeu o ensino a distância e disse que a ampliação dessa modalidade é inevitável. ;Não adianta querer frear isso. Alguns setores e algumas disciplinas são mais presenciais do que outros, mas todos terão que se adaptar a esse desafio. Estamos adaptados aos endereços geográficos e não aos eletrônicos, por isso pode ser difícil aceitar;, comparou.
O primeiro debate organizado pela Andifes foi com o deputado Ciro Gomes (PSB-CE). A senadora Marina Silva (PV-AC) e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, também já foram convidadas, mas ainda não confirmaram participação nos próximos eventos.