postado em 17/09/2009 08:46
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) quer tentar conter o aquecimento atmosférico em Belo Horizonte e, para isso, vai elaborar um inventário de emissão de gases de efeito estufa (GEE), com os níveis e suas principais fontes. "Contratamos uma empresa que já está trabalhando os dados. Quando soubermos quem são os maiores poluidores, seremos mais eficientes na fiscalização e combate", diz o secretário de Meio Ambiente, Ronaldo Vasconcellos.
O inventário será divulgado em 12 de dezembro, no aniversário de BH. O anúncio foi feito na quarta-feira no 3º Congresso Nacional de Direito Ambiental, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Minas Gerais.
Ano passado, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) divulgou um inventário de emissão de GEE de todo o estado. O documento da Feam aponta como principais vilões do efeito estufa o dióxido de carbono, com 60,6%, além do óxido nitroso e o metano.
A maior fonte de emissão de gases são atividades que envolvem a agricultura, florestas e outros usos de solo. Além de desmatar, essas ocupações contribuem para mais da metade das emissões (51%). O setor de energia é a segunda maior fonte de poluentes, responsável por 36,9% da produção de gases. Nesse setor, o destaque é para a indústria, com 48% das emissões, sendo a siderurgia a atividade mais danosa (72%).