Brasil

Falta de radares aumenta risco em vias da capital do Rio Gande do Norte

Filipe Mamede
postado em 17/09/2009 08:58
O trânsito de Natal, Rio Grande do Norte, é monitorado por radares, lombadas e bandeiras eletrônicas que controlam a velocidade dos veículos e multam motoristas que excedem as regras de trânsito. Em Natal, dos 13 dispositivos responsáveis por esse controle, pelo menos quatro aparelhos entre radares e bandeirões de algumas das principais avenidas da cidade estão desligados. Os pedestres que necessitam atravessar a Avenida Ayrton Senna, por exemplo, precisam esperar pela boa vontade dos motoristas, já que os dois radares da via não estão funcionando. Para o servidor público aposentado João Maria, 64 anos, atravessar a rua tem sido um verdadeiro desafio. Ele relata que o tempo de espera é grande, e que é difícil os motoristas atenderem ao sinal dos pedestres. "Faz tempo que esses radares não estão funcionando, ainda mais com essa obra que não acaba mais", pontua o aposentado. Opinião semelhante tem a desempregada, Joyce Maria Gomes, 40 anos. "Está muito ruim para passar. Aqui sempre teve essa dificuldade, é carro demais e quem anda a pé sempre é desrespeitado". A professora Tereza Ferraes, 47 anos, teme pela segurança de seus alunos, a maioria deles, portadores de necessidades especiais. "Tenho alunos com problemas mentais e fica muito perigoso para eles sem esse radar funcionando, coisa que inibe a velocidade dos carros". Na Avenida Prudente de Morais, o bandeirão aguarda pela instalação da sinalização vertical, que deve ficar pronta até o final de semana, como garante Veruska Lore, diretora do departamento de engenharia da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana). Na Avenida Salgado Filho, na altura da Igreja Universal, as lombadas eletrônicas estão desligadas, pois perderam a função em decorrência da passarela que existe na região. "No caso do radar que está posicionado à frente do Batalhão de Engenharia na Hermes da Fonseca, ele está desligado porque será substituído em breve por um bandeirão, onde a única diferença é que ele não mostra a velocidade", explica Veruska. Na Via Costeira, cuja fiscalização de responsabilidade do Detran-RN, os radares se encontram fora de funcionamento por ocasião da obra de duplicação da via. Alessandro Câmara, representante do setor de engenharia de tráfego da instituição, informa que um outro dispositivo será instalada em breve no local. "Estamos estudando que tipo de aparelho nós iremos disponibilizar na via", explica. Lombadas eletrônicas Atualmente existem aproximadamente 20 lombadas eletrônicas espalhadas pela cidade. Antes da lombada ser implantada, é realizado um estudo técnico para que se tenha conhecimento da velocidade desenvolvida na via. O fluxo de carros não é o principal fator para a escolha da implantação de uma lombada eletrônica. Segundo informações da Semob, a multa para quem desrespeitar a velocidade máxima indicada nas lombadas eletrônicas é cobrada em função da quilometragem marcada. O valor pode chegar a até R$ 574.

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