Brasil

Ministro lança campanha de vacinação a bordo de barco no interior do Amazonas

postado em 18/09/2009 17:18
Crianças da comunidade ribeirinha de Paricatuba, localizada no município de Iranduba (AM) ; a cerca de 25 quilômetros de Manaus ; receberam, nesta sexta-feira (18/9), do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, doses da vacina contra poliomielite (paralisia infantil).

A aplicação das vacinas marcou o início da segunda etapa da campanha nacional e foi realizada a bordo do navio Dr. Montenegro, da Marinha do Brasil, que transporta diversos profissionais e militares para prestar atendimento médico-hospitalar, odontológico e sanitário à população ribeirinha da região.

[SAIBAMAIS]Temporão chegou ao Amazonas na noite de ontem e destacou que levar serviços de qualidade para a população é um desafio para a Amazônia.

;Essa é uma região diferente que necessita de estratégias diferentes. Os governos federal e estadual, em parceria com a Marinha, fazem um grande esforço para levar saúde a uma população dispersa e de difícil acesso;, declarou o ministro.

Em entrevista, a coordenadora do Programa de Imunização da Fundação de Vigilância em Saúde no Amazonas, Izabel Nascimento, informou que a comunidade de Paricatuba ; que tem apenas 2,5 mil habitantes ; foi escolhida pelo próprio ministério, com ajuda da Secretaria de Saúde do Amazonas. ;O ministério quer simbolizar que a vacinação contra paralisia infantil está alcançando até as comunidades mais distantes.;

Ainda segundo Izabel, todos os pais e responsáveis devem ficar atentos para levar as crianças de até 5 anos para serem vacinadas durante a campanha nacional contra a poliomielite. Ela alertou que não há contra-indicações para tomar a vacina. O ministério recomenda que crianças que estejam com febre ou alguma infecção procurem um médico antes de receberem as gotinhas. Sob orientação profissional, a vacinação desse paciente pode ser adiada.

Em todos os estados e municípios brasileiros, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite será realizada amanhã (19). A meta é proteger cerca de 14,7 milhões de crianças.

Aproximadamente 115 mil postos de vacinação estarão à disposição da população, com apoio de 350 mil pessoas e 40 mil veículos (terrestre, marítimo e fluvial). A primeira etapa foi realizada em 20 de junho e atingiu 95,7% do público alvo.

Apesar das ações realizadas durante as duas etapas da campanha, a vacina contra polio é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante todo o ano nos postos de saúde. Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Mesmo assim, é importante que até os 5 anos de idade elas tomem anualmente as duas doses distribuídas na Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há circulação do vírus da poliomielite em toda a América Latina.<-- .replace('

','').replace('

','') -->

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação