Elaine Resende
postado em 21/09/2009 09:47
Um grupo de vândalos arrombou e depredou, na noite desse domingo (20/9), a Escola Estadual Professor Magalhães Drumond, no Bairro Nova Cintra, Região Oeste de Belo Horizonte. Suspeita-se que ao menos três adolescentes alunos do colégio tenham participado da quebradeira. As aulas foram suspensas nesta segunda-feira (21/9) pela manhã e à tarde.
Uma secretária da escola que preferiu não ser identificada contou que os baderneiros entraram pelo telhado e foram direto para uma sala onde são guardados os mantimentos para a merenda escolar.
Eles abriram os sacos com arroz, feijão, farinha e macarrão e as caixas de leite e espalharam os alimentos pelo chão, onde também urinaram e defecaram. Todos os mantimentos foram inutilizados. O material era suficente para praparar a merenda para, ao menos, uma semana.
Segundo a funcionária, a situação era "desanimadora"."Temos problemas com um dos alunos que acreditamos estar envolvido. Ele já foi encaminhado ao Conselho Tutelar, ao Juizado (da Infância e Juventude), mas ainda assim vive aprontando", disse. Trata-se de um estudante do quinto ano, de 11 anos de idade.
Militares do 5º Batalhão da PM estão na escola desde a noite desse domingo e aguardam a chegada da perícia da Polícia Civil para recolher as digitais e provas contra os criminosos. Conforme o sargento Santos, tudo indica que os vândalos subiram na parte do telhado exatamente acima da sala, o que indica que eles já sabiam onde estavam guardados os produtos alimentícios.
"Assim, eles não precisariam passar pelas grades internas na escola", disse o policial. E acrescentou: "eles quebraram as telhas e uma janela. Ao que parece, nada foi levado, Eles queriam mesmo era chocar", comentou.
A escola tem 850 alunos do ensino fundamental. A direção ainda não sabe informar se as aulas voltam ao normal a partir da terça-feira (22).