postado em 23/09/2009 09:43
Policiais Federais lotados na Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) flagraram, no final da noite de terça-feira (22/9), uma forma inusitada de tráfico de drogas. A brasileira Amanda Carla Raiol Macedo, de 26 anos, foi presa no Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre, em Recife, Pernambuco, tentando embarcar para a Holanda com cocaína na forma líquida, dentro de duas garrafas de champagne.
[SAIBAMAIS]
A desempregada, natural e residente em São Luiz do Maranhão, foi pega durante uma fiscalização de rotina destinada a reprimir o tráfico internacional e nacional de entorpecentes Os agentes desconfiaram do nervosismo e inquietação da suspeita, que começou a se contradizer nas suas respostas. Disse que a mala seria de sua irmã e depois afirmou de uma amiga. Falou que trabalhava num shoping e depois alegou que estava desempregada.
Ao realizarem uma averiguação na bagagem de Amanda, a polícia encontrou duas garrafas de bebidas com 750 ml e 1,5 l respectivamente, que ao serem submetidas a exame narcoteste resultou positivo para cocaína, totalizando um peso bruto de 4,8 kg. Estima-se que após o processo de separação da cocaína restará aproximadamente entre 1,5 kg e 2 Kg da droga.
Amanda recebeu voz de prisão em flagrante e foi recambiada para a Superintendência da Polícia Federal no cais do Apolo. No interrogatório, ela contou que esta é a primeira vez que a suspeita viajava para a Europa levando cocaína.
Ela negou saber sobre o conteúdo das garrafas, dizendo que estava fazendo um favor para uma amiga que lhe pediu para levar a mala com as garrafas para Roterdam, na Holanda, mas que antes faria uma escala em Lisboa, Portugal para presentear um amigo que lhe recepcionaria quando chegasse na Holanda.
A droga é oriunda da Colômbia. A presa foi autuada por tráfico de internacional de entorpecentes (artigos 33 e 40 da Lei 11.343/06) e caso seja condenada poderá pegar penas que somadas ultrapassam os 20 anos de reclusão. Além da droga também foram apreendidos, passagens aéreas, um celular, cartões de embarque e %u20AC 705. Amanda segue hoje para a Colônia Penal Feminina onde ficará a disposição da Justiça Federal.
Esta é a 11ª apreensão de drogas feita pela PF no Aeroporto Internacional dos Guararapes no ano de 2009. Até agora 13 pessoas foram presas: sete estrangeiros (quatro espanhóis , um islandês e duas romenas e seis brasileiros e a quantidade de cocaína apreendida no Aeroporto dos Guararapes até a presente data é de 40.400Kg ultrapassando a quantidade de droga apreendida no ano anterior.
O ano passado a PF prendeu 10 pessoas sendo quatro brasileiros, dois africanos, uma inglesa, um argentino, uma dominicana e um romeno, totalizando um peso bruto de 29.100Kg de cocaína apreendidas.