Brasil

Falta d'água no Residencial João Alberto: transtorno há cinco meses

postado em 24/09/2009 10:34
Moradores do Residencial João Alberto, em São Luís do Maranhão, denunciam que obra irregular Caema teria causado a interrupção no fornecimento de água há mais de cinco meses. Há mais de oito meses os moradores do Residencial João Alberto, próximo ao bairro do Santo Antônio convivem com a irregularidade no fornecimento de água em suas casas. A situação se agravou há cinco meses depois que a Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (Caema) fez a implantação da tubulação da rede de esgotos nas ruas do residencial. Moradores afirmam que os canos colocados pela Caema são muito estreitos e acabaram entupindo, resultando na interrupção definitiva do fornecimento de água para todas as casas. "O que era ruim ficou pior depois que colocaram esses canos", afirma José de Sena Santos (53), morador da Rua Irene de Sousa. A escassez obriga os moradores a comprar água de algumas poucas pessoas que tem condição de ter um poço artesiano. Por um tonel de água eles chegam a pagar entre 7 e 15 reais. Para lavar roupa, alguns moradores aproveitam até a água que é derramada pelos donos dos poços quando estes são lavados. "Temos que aproveitar essa água mesmo, afinal quem é que tem 10 ou 15 reais para comprar água todo dia? Quem tem compra, quem não tem fica sem água", enfatiza José de Sena. Segundo a Irmã Marília de Oliveira, responsável pelo Centro Pastoral João Paulo II, que trabalha com as famílias da comunidade, já foi feito contato com a Caema, tendo obtido do órgão a promessa da solução do problema, o que nunca aconteceu. Por falta d%u2019água, muitas crianças também são prejudicadas. Elas têm que faltar à escola por não poderem tomar banho. O morador Germano Sousa Martins (67), residente na Rua Jurandir Filho, denuncia que os canos de água que há no residencial foram comprados pela comunidade. "A Caema é irresponsável. Os canos que tem aqui foram comprados por nós. E agora eles vêm e fazem esse trabalho irregular. Queremos que a Caema coloque novos canos e resolva o nosso problema, pois não agüentamos mais ficar sem água", desabafa Germano. A Assessoria da Caema informou que a denúncia será encaminhada ao Setor Operacional para que a situação seja averiguada e as providências sejam tomadas.

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