Elaine Resende
postado em 25/09/2009 13:50
Em meio à polêmica sobre a aplicação de multas pela Guarda Municipal de Belo Horizonte, iniciada nessa quinta-feira (24/9), a BHTrans divulgou, na manhã desta sexta-feira (25/9), que o número de penalidades aplicadas pelos agentes diminuiu 6,6% no primeiro semestre deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, as multas emitidas por radares cresceu 3,4% na mesma época.
O presidente da BHTrans, Ramon Victor César, em entrevista coletiva nesta manhã na sede da empresa, comemorou a redução de 2,6% das multas entre junho de 2008 e junho deste ano, período em que a frota de veículos da cidade aumentou 6,5%, atingindo 1,1 milhão de veículos emplacados na capital. Conforme Ramon, os dados mostram que a cada 100 veículos, 19 foram multados em BH no primeiro semestre de 2009. O percentual é festejado pela BHTrans, que considera pequena a quantidade de multas em relação à frota.
Para o presidente da BHTrans, os gráficos apresentados também servem para desmitificar a ideia de que a empresa tem uma 'sanha arrecadatória'. "É uma lenda urbana que se criou entre os motoristas de que a BHTrans atua só para multar. Na cidade, 81% veículos não têm multa. Não estamos aumentando a quantidade de multas, estamos é diminuindo", disse. Entre os veículos com alguma infração, 14% têm apenas uma multa; 3%, 2 multas; e 2% tiveram três ou mais penalidades.
No Raio X das infrações, entre seis irregularidades pesquisadas, a de excesso de velocidade foi a única a apresentar expansão, comparando o primeiro semestre de 2008 com o mesmo período deste ano. Transitar em velocidade superior à máxima permitida passou de quase 126 mil para pouco mais de 130 mil entre os meses avaliados.
Nas estatísticas da empresa, caíram as penas por avançar sinal vermelho ou parada obrigatória, estacionar em fila dupla, dirigir com fones de ouvido ou celulares e estacionar em locais proibidos.
Na tevê
A partir do próximo domingo, um vídeo vai começar a ser veiculado na televisão brasileira repassando a população esses dados. Em um mês, serão mais duas propagandas na tentativa de reduzir o número de violações no tráfego e aumentar a mobilidade urbana. "Espero que a diminuição das multas seja resultado também da melhora de educação dos motoristas, que devem ser mais gentis e civilizados. O papel dos nossos agentes é de gerir e orientar. O índice de multas é exatamente o índice de infrações. Os agentes não estão multando tanto quanto se ouve por aí", comentou.